Olhares Sensíveis

Este blog é destinado à exposição de composições fotográficas e assuntos relacionados à fotografia.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Minhas imagens: Profissões parte II

Justificativa: A escolha do meu tema não foi muito estudada. Pensei em trabalhar compondo imagens que fizessem parte do cotidiano das pessoas. Quando indagada sobre o que fotografaria, rapidamente discorreu-me a idéia: profissões podem ser similares, porém nunca iguais. Cada um de nós tem um modo peculiar de exercer nossa profissão. Sendo assim, meu leque de opções para a exploração do meu tema mostrou-se extremamente variado. Entretanto, eu não sabia por onde começar minha viagem imagética. Logo admito: não escolhi as profissões a serem fotografadas, às vezes que eu fotografei foram em oportunidades surgidas quando eu estava com a minha digital, uma modesta Samsung S600.

Dica: Caso esteja com sua máquina fotográfica no momento que uma cena te chama a atenção, não perca a oportunidade de fotografá-la, pois com certeza essa será uma ocasião única. Na vida não existe replay.


A semana para uns se inicia
Para outros está a acabar
Profissões que turnos têm
Modo de vida a acertar
Gira o mundo sem parar
Numa grande euforia
O trabalho a riqueza não dá
Só o sustento de cada dia
Felizes o que podem ter
Trabalho, saúde e família
Enriquecer nem pensar, talvez um dia.
(Trecho do poema Mil profissões publicado por C Valente)


A seguir, imagens de 11 profissões, cada uma com suas particularidades.
Fotos por Adriana Magalhães














Um comentário:

Marcos Vieira disse...

DAS VELHAS PROFISSÕES
_

Mãe operária
mãe camponesa
mãe comerciária
mãe professora
mãe insone
se não trabalha
não come


_

talis andrade/ jean hélion