Olhares Sensíveis

Este blog é destinado à exposição de composições fotográficas e assuntos relacionados à fotografia.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

domingo, 24 de agosto de 2008

Celso Oliveira

Fotógrafo profissional desde 1975, iniciou suas atividades no Rio de Janeiro como fotojornalista e documentalista e foi fotógrafo da Agência Central de Fotojornalismo em São Paulo. Mudou-se para Fortaleza em meados da década de 90, onde criou a editora e foto-arquivo Tempo D’Imagem (1994). Desenvolve trabalho pessoal de documentação fotográfica sobre as manifestações culturais e festas populares no Nordeste do Brasil.
A seguir, três fotos de Celso Oliveira:
O constraste do preto sobre o branco forma uma belíssima composição. A foto envolve um ar de mistério: o que realmente Celso Oliveira quer transmitir?


Sofrimento e dor cravados nos semblantes destes homens.


O espelho de uma vida.

Um comentário:

Marcos Vieira disse...

O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia
Neiva-Silva,Lucas
Koller,Sílvia Helena
Location:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2002000200005



A fotografia vem sendo amplamente utilizada na pesquisa em Psicologia, em diferentes áreas, para investigação das mais diversas questões. Contudo, este recurso ainda é pouco utilizado no Brasil. O objetivo deste trabalho é realizar, com base na literatura científica, um levantamento histórico-metodológico do uso da fotografia na ciência psicológica. Foram identificadas quatro funções principais da fotografia nos diferentes métodos adotados: registro, modelo, feedback e autofotografia. Em cada uma destas funções, são apresentados diversos estudos realizados, destacando suas vantagens e desvantagens. Paralelamente, procurou-se levantar os temas abordados nas variadas áreas da Psicologia, através do recurso fotográfico. Por fim, enfatizou-se a descrição do método autofotográfico, no qual são destacadas especificidades e possíveis contribuições obtidas pela sua utilização.


Pertenece a: SciELO - Scientific Electronic Library Online


http://biblioteca.universia.net/html_bura/verColeccion/params/id/721.html