Olhares Sensíveis

Este blog é destinado à exposição de composições fotográficas e assuntos relacionados à fotografia.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

terça-feira, 26 de agosto de 2008

ISO

ISO se refere à sigla em inglês International Standards Organization (Organização Internacional de Padrões), que define, entre outras funções, alguns padrões para fotografia. ISO, em uma câmera, se refere à sensibilidade da câmera à luz.
As definições ISO em câmeras digitais correspondem aos filmes convencionais em 35 mm: um número baixo, como ISO 100, é "lento", ou relativamente, menos sensível à luz (bom para fotos ao ar livre, em dias ensolarados, por exemplo). Um número mais alto, como ISO 400, é mais sensível. Cada vez que o valor ISO é dobrado, diminui-se pela metade a necessidade de luz para uma fotografia - e vice-versa.
Diferente de câmeras de filme, onde é preciso definir na câmera qual o ISO em uso, nas câmeras digitais isso pode ocorrer a qualquer momento. Para garantir boa flexibilidade em fotos com muita ou pouca luz, uma câmera com definições entre ISO 100 e 400 garantem bons resultados. Um ISO baixo garante fotos mais nítidas com menos ruído digital. Se você pretende fotografar em condições de pouca luz, é bom procurar por uma câmera com maior flexibilidade de ISO.

Nenhum comentário: