Olhares Sensíveis

Este blog é destinado à exposição de composições fotográficas e assuntos relacionados à fotografia.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

domingo, 24 de agosto de 2008

Chico Albuquerque

Chico Albuquerque manifestou cedo o talento para a fotografia. Em Fortaleza, cidade onde nasceu em 1917, aventurou-se no cinema aos 15 anos fotografando um documentário de curta-metragem. Aos 17 já figurava entre os fotógrafos profissionais. Mas foi em 1942, aos 25, que aprendeu a compor fotografia, ouvindo falar pela primeira vez em divisão áurea do retângulo. O professor: o cineasta Orson Welles, para quem fez still do filme “It’s All True”.
Em 1948 fez a primeira fotografia publicitária no Brasil, ao registrar modelo e produto para uma campanha da Johnson & Johnson, da agência J.W. Thompson. Assinou portraits de personalidades como o presidente Juscelino Kubitschek, o paisagista Burle Marx, o pintor Aldemir Martins, as atrizes Odete Lara e Cacilda Becker e tantos outros.
Chico Albuquerque fez escola e foi mestre dos grandes fotógrafos de hoje na publicidade nacional. Ele nunca deixou a fotografia. Seu último trabalho foi aos 83 anos, em 2000, quando assinou campanha publicitária nacional para a Del Rio.
A seguir três composições de Chico Albuquerque:
O homem sempre deslumbrado com os encantos e mistérios do mar.
Amor entre mãe e filho, sinônimo de pureza.

A força de um homem e sua relação de sobrevivência com o mar.

Um comentário:

Marcos Vieira disse...

Albuquerque, Chico (1917 - 2000)



Comentário Crítico

Quando Chico Albuquerque se transfere para São Paulo, em 1945, o mercado fotográfico é restrito e ainda voltado, sobretudo, para reportagens de família. Atuando a princípio como retratista, se destaca ao fotografar personalidades como Juscelino Kubitschek (1902 - 1976), Cacilda Becker (1921 - 1969), Victor Brecheret (1894 - 1955) e Burle Marx (1909 - 1994), entre outros. Por meio de enquadramentos fechados e pela ênfase na expressão dos olhares, os retratos sugerem o estado psicológico dos modelos ou mostram flagrantes de emoções. O aspecto teatral dos registros é realçado pelo tipo de iluminação geralmente lateral, com sombras marcadas e contraluzes.

Em 1952, dez anos após a experiência como still de It's all True, filme de Orson Welles (1915 - 1985), Albuquerque volta à praia de Mucuripe - onde haviam sido rodadas partes do filme - e realiza um de seus principais ensaios. Além da afinidade temática com a produção inacabada de Orson Welles, o conjunto revela seu contato com o tipo de visualidade moderna que, na época, era divulgada, principalmente, pelo Foto Cine Clube Bandeirantes - FCCB e pela revista O Cruzeiro. O ensaio enfoca a força física dos jangadeiros que parecem em harmonia com a natureza e com seu ofício. As imagens denotam movimento, pois os homens são mostrados quase sempre em suas atividades diárias. Nas paisagens, linhas diagonais de velas e coqueiros conferem dinamismo às composições.

Sua produção em propaganda ainda é pouco conhecida, pois apenas uma pequena parte dos cerca de 60.000 diapositivos de seu acervo veio a público. Entre os já expostos, estão imagens de marcas como Lux, Singer e Johnson & Johnson vinculando os produtos a cenas de ação e ambientes familiares.