Olhares Sensíveis

Este blog é destinado à exposição de composições fotográficas e assuntos relacionados à fotografia.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A arte da sensibilidade

Respondendo ao questionamento: Fotografia é arte?
Fotografar. Compor. Clicar. Basta possuir uma técnica apurada para ser considerado um bom fotógrafo? Não. E eu respondo convicta a essa questão, apesar das poucas aulas assistidas sobre o assunto. Fotografia é um entrelace, um casamento entre técnica e estética. Portanto, considerando estética como uma das nuances da fotografia, vejamos: um pintor pode ser considerado um artista no momento em que suas pinceladas retratam, por exemplo, uma bela paisagem. Então, por qual motivo um fotógrafo não pode ser considerado como artista, quando ele capta com sua câmera, um lindo pôr do sol?
Eu considero que fotografar é uma arte, onde a sensibilidade é diretamente proporcional à qualidade estética da foto. É um olhar sensível, claro aliado à técnica, que trará todo um diferencial a uma composição fotográfica.
É claro que não vamos aprender como ser sensível em um curso de fotografia. Cabe a nós, a partir do interesse de cada um, buscar uma transformação interior, na qual precisamos quebrar a imagem de um mundo padronizado pela indústria cultural. A partir daí, poderemos absorver novas imagens, as quais não serão mais vistas através da cortina midiática. Formaremos então, um novo padrão imagético, onde a sensibilidade será a chave mestra que comandará nossos olhos.
Além de ser uma arte, a fotografia é um patrimônio cultural, capaz de guardar nossas memórias e eternizar momentos únicos.

Nenhum comentário: