Olhares Sensíveis

Este blog é destinado à exposição de composições fotográficas e assuntos relacionados à fotografia.

"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração."
Henri Cartier-Bresson

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

As pioneiras...

A primeira fotografia - 1826

A primeira fotografia conseguida no mundo foi composta no verão de 1826 na França, da janela da casa de Joseph Niepce, e encontra-se preservada até hoje. Demorou oito horas de exposição à luz solar. No lado esquerdo da imagem é um sotão da casa da família de Niépce. No centro da imagem fica o telhado do celeiro. O edifício longo atrás dele é a casa de cozimento, com chaminé. No lado direito da imagem é uma outra parte da casa. Niepce chamou seu trabalho de “heliograph” em tributo ao poder do sol.Fonte: arteevicio.com


O primeiro nu fotográfico - 1839

Louis Jacques Mandei Daguerre tinha apurado o método de fotografar imperante até o momento, reduzindo o tempo de exposição para alguns poucos minutos. Contanto não se tem certeza se realmente esta imagem foi o primeiro nu fotográfico, mas o que sabe-se é que não existe registro de uma anterior.



A primeira foto colorida - 1861

Em 1861, o físico britânico James Clerk Maxwell obteve a primeira fotografia colorida com sucesso mediante o procedimento aditivo de cor.

Mas outros historiadores consideram que a primeira foto realmente colorida foi composta no ano de 1872 por Louis Ducos dü Hauron.


A primeira imagem do espaço - 1946

Em 24 de outubro de 1946, um grupo de soldados e cientistas que se encontravam trabalhando no deserto do Novo México tiveram o privilégio de ser os primeiros em contemplar uma estampa que ninguém antes tinha observado até então: a imagem da Terra vista do espaço. A fotografia, em preto e branco e de péssima qualidade, foi feita a uma altitude de 104 Km sobre a superfície terrestre por uma câmera de 35 milímetros acoplada no foguete V-2, que o exército norte-americano tinha lançado na base de White Sands Missile Range. A câmera, que foi desenhada para tirar uma fotografia a cada segundo e meio em condições extremas, ficou destruída quando o míssil impactou contra o solo a uma velocidade de 550 Km/h, mas o filme manteve-se em perfeitas condições porque estava protegido numa caixa de aço.



A primeira fotografia da totalidade da terra- 1968

A missão Apollo 8 incluiu o primeiro vôo tripulado de seres humanos à Lua, e a primeira fotografia completa da Terra feita do espaço.



Primeira fotografia de outro planeta - 1975

O veículo soviético Venera 9 foi o primeiro em transmitir imagens da superfície de outro planeta quando pousou em Vénus em 1975.



A primeira fotografia de outro sistema solar - 2005

Em 22 de março de 2005, a Nasa anunciava que, graças ao telescópio espacial infravermelho Spitzer duas equipes científicas tiveram sucesso ao "captar a luz" de dois planetas extrasolares, isto é, planetas que orbitam ao redor de estrelas diferentes a do nosso Sol.
Fonte: Metamorfose Digital

Nenhum comentário: